Especial: Batman – The Dark Knight Rises

Demorou para falar por aqui, mas finalmente Batman – The Dark Knight Rises, um dos filmes mais esperados para 2012, finalmente aparece no blog e em um especial completo das notícias até o momento sobre a produção. Confira a seguir e prepare sua pipoca!

Gary Oldman fotografado no momento em que viu o visual da Mulher-Gato

Gary Oldman é quem tem soltado mais informações ultimamente sobre o filme. Segundo ele é  “Genial! Você acha que não dá para superar Batman – O Cavaleiro das Trevas, mas talvez ele[Christopher Nolan] tenha conseguido“, profetizou o Comissário Gordon. O ator também disse em outra entrevista ao Flicks and Bits que já viu artes conceituais do visual da Mulher-Gato. “Eu passei pelo escritório da produção outro dia, e eles têm uma parede fantástica coberta de fotos, Mulher-Gato, isto, aquilo… Já eu não tenho uma parede pra mim, só meus cabides com roupas cinzas e beges…”.

Durante o Empire Awards em março, Gary Oldman falou ao Absolute Radio sobre Batman – The Dark Knight Rises. Segundo ele, o Comissário Gordon “terá muito trabalho a fazer”. “É uma ótima história, [Christopher] Nolan se superou”, disse. Oldman entrega que terá algumas cenas com Bane, que a trama remete a Batman Begins, mas tenta manter sigilo: “Para entrar no escritório de Nolan, você precisa estar acompanhado de alguém que vai te buscar, e tem várias chaves e várias portas. Você lê o roteiro lá no escritório, e o final [da história] não está impresso. Nolan te conta o final na hora e só”.

visual esperado de Hardy como Bane

Ainda sobre Bane, em fevereiro Tom Hardy (A Origem) falou brevemente no talk show britânico Alan Carr: Chatty Man sobre a sua preparação para viver o personagem em TDKR. Explicando quem é o vilão, o ator comentou a aparição dele em Batman & Robin de Joel Schumacher, em que o personagem foi reduzido a um capanga monossilábico da Hera Venenosa. “Christopher Nolan, novamente, revisitará em sua totalidade o território que desenvolveu, então eu não esperaria algo desse tipo”, alertou em tom de brincadeira, apontando a máscara e o jeitão do antagonista no colorido filme com George Clooney. Sobre o seu físico, Hardy, que tem 1m78, disse: “Eu tenho que ganhar muito peso já que começaremos a rodar em maio. Preciso voltar ao peso que tinha. Uns 90 quilos. Tenho três meses para isso”. O resultado deve ser mais ou menos o que você vê na imagem ao lado.

Mulher gata!

A Warner Bros. anunciou que a atriz Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) vai interpretar Selina Kyle, conhecida também como a Mulher-Gato. “Eu estou emocionado de ter a oportunidade de trabalhar com Anne Hathaway, que será uma adição fantástica para completar nossa história”, disse Christopher Nolan no comunicado que anunciou a atriz como Selina Kyle. O site Latino Review, através de uma de suas fontes, soltou uma informação interessante sobre a personagem. Segundo o informante, ainda não dá para saber como será a Mulher-Gato no início do longa, mas no final ela não será uma vilã e sim uma aliada do Batman. Se é só rumor não tem como saber, mas pelo menos bate com as declarações de Nolan. Será a terceira versão cinematográfica da vilã e interesse romântico de Batman nas telonas. Ela foi vivida por Michelle Pfeifer em Batman – O Retorno (1992) e, numa versão bem diferente, por Halle Berry em Mulher-Gato (2004). Vale lembrar que Anne Hathaway também foi cotada para viver a Gata Negra, versão, digamos, muito similar à personagem no abortado quarto filme do Homem-Aranha, que seria dirigido por Sam Raimi.

Juno Temple

Ainda no hall de mulheres Juno Temple (Kaboom) vai interpretar Holly Robinson, a jovem prostituta de Batman: Ano Um que mora com Selina Kyle. A atriz francesa Marion Cotillard  viverá Miranda Tate, executiva do conselho das Empresas Wayne “que está ansiosa para ajudar um Bruce Wayne ainda de luto por seus pais a concluir os objetivos de filantropia do pai de Bruce para Gotham”, segundo um comunicado da Warner. Apesar disso, as especulações continuam sobre seu papel e nada impede, que essa tal Miranda Tate se revele a filha de R’as al Ghul ao longo do filme. Afinal, o próprio R’as al Ghul se apresentou primeiro a Bruce como Henri Ducard em Batman Begins.

Joseph-Gordon-Levitt

Joseph Gordon-Levitt, um dos preferidos de Nolan e astro de Hesher, e que desde A Origem está muito mais requisitado foi o ator que teve mais especulações em volta de quem ele interpretaria (rumores indicaram o Charada, Alberto Falcone e até o Coringa). Mas segundo a Warner,  JGL viverá John Blake, “um policial que é destacado pelo Comissário Gordon para uma missão especial”. Nestor Carbonell deve reprisar seu papel de prefeito de Gotham City, Morgan Freeman retornará como Lucius Fox e  Michael Caine volta como Alfred.

A agenda de filmagem da produção é  de 6 de maio a 14 de novembro. Depois dos dias em Jodhpur, a produção fica em Pittsburgh de quatro a seis semanas; em seguida, parte para os estúdios na Inglaterra e volta aos EUA para rodar cenas em Nova York. A maior parte do filme, diz o site, será rodado depois em estúdios em Los Angeles.

As filmagens de Batman – The Dark Knight Rises passaram dias 9 e 10 de maio por Jodhpur, na Índia, e imagens do set montado no Forte Mehrangarh estão na rede. A mancha verde que aparece dentro do buraco é o fundo falso montado para inserção de efeitos visuais na pós-produção. Se o cenário servirá para mostrar a Liga das Sombras, só resta deduzir que o fundo verde é o Poço de Lázaro. Nos quadrinhos, o primeiro dos Poços – há alguns ao redor do mundo – foi descoberto por Ra’s e serve como um banho químico que o ressuscita sempre que o vilão morre. Só para deixar as coisas mais confusas, Christian Bale apareceu em Londres no dia 3 com o cabelo grisalho. Envelhecimento forçado ou já era assim antes?

Com as imagens do set, começam a sair também descrições do que foi filmado no Forte, junto ao Poço. As informações a seguir não são 100% confiáveis. Na cena, uma criança de cabeça raspada vestida com trapos emerge do poço e coloca um capuz sobre a cabeça; essa criança seria o pequeno Bane, treinada pelo jovem Ra’s al Ghul – o ator Josh Pence, que irá interpetrar o jovem R’as al Ghul teria sido fotografado perto do set – e criada por anos no bálsamo venenoso que lhe confere massa monstruosa, força ampliada e sentidos aguçados.

Filmar em locações e privilegiar efeitos práticos no lugar da computação gráfica têm seu preço. O orçamento de TDKR  deve ficar na casa dos US$ 250 milhões, segundo o LA Times. Esse valor é apenas para a produção e não calcula o gasto com publicidade. Em comparação, Batman – O Cavaleiro das Trevas custou, oficialmente, US$ 185 milhões. A matéria do jornal fala do acordo que a produtora Legendary Pictures e a Warner Bros. realizam tradicionalmente para os filmes do Morcego. No caso de O Cavaleiro das Trevas, a bilheteria foi dividida meio a meio, mas o estúdio estaria tentando reduzir a margem da Legendary para Dark Knight Rises. Como a Legendary é um forte parceiro da WB na hora de garantir financiamento para as suas produções, as partes estariam tentando chegar a um acordo sem estremecer a relação.

Quando David Keighley, o vice-presidente executivo da rede IMAX, falou em entrevista para o Collider sobre os filmes que estão sendo produzidos com foco nesse formato mencionou particularmente, a continuação de Batman – O Cavaleiro das Trevas, Batman – The Dark Knight Rises.

“Nós estamos tentando fazer com que cineastas de Hollywood considerem o formato IMAX há anos. Eles até pensam sobre isso, mas o Chris [Nolan] entendeu. ‘Seria bem legal se eu pudesse fazer isso em um grande filme’, ele disse. E fez”, começa Keighley, em referência à sequência do assalto que Nolan rodou em IMAX para o filme de 2008. “Ele realmente gosta de imagens de ótima qualidade. Com O Cavaleiro das Trevas, foram 463 planos em IMAX, por volta de 260 deles com suas cores originais, sem adição de efeitos especiais e tratamentos”, diz.

Keighley então diz que The Dark Knight Rises se aproveitará dos avanços. “Serão muitos minutos a mais filmados com câmeras IMAX do que os 28 minutos de O Cavaleiro das Trevas”, diz. Como os close-ups saem mais prejudicados com as câmeras de película de 70mm de IMAX, ele comenta que Nolan pode testar uma câmera de 65mm para os diálogos. Keighley e Nolan já tiveram cinco reuniões para definir como utilizar a tecnologia de IMAX no filme, completa.

Jeff Robinov, que assumiu a presidência da Warner Bros., sem perder tempo pretende recomeçar os filmes de Batman após o encerramento da trilogia de Christopher Nolan, que chega ao fim em 20 de julho de 2012 com a estreia de Batman – The Dark Knight Rises. Ao Los Angeles Times, Robinov disse que Batman deve ser reinventado novamente depois do próximo filme e que Nolan sai como diretor mas permanece, ao lado de sua esposa, Emma Thomas, como produtor. “Chris Nolan e Emma Thomas vão produzir esse futuro recomeço, então estamos conversando com eles para definir qual será a próxima etapa”, disse Robinov.

Segundo rumores, um recomeço seria necessário porque o final de Dark Knight Rises, como Nolan faz questão que seja, inviabiliza uma continuação. Ainda no terreno da especulação, é possível que Nolan seja consultado, antes de mais nada, para definir como Batman aparecerá no filme da Liga da Justiça, que está sendo roteirizado e pode sair já em 2013. Afinal, emendar um reboot imediatamente após The Dark Knight Rises parece muito prematuro (a não ser que esse recomeço siga os mesmos conceitos propostos ao personagem por Nolan).

No elenco estão Christian Bale (Batman), Anne Hathaway (Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Gary Oldman (Comissário Gordon), Morgan Freeman (Lucius Fox), Michael Caine (Alfred), Josh Pence (jovem R’as al Ghul), Daniel Sunjata (um oficial de forças especiais), Diego Klattenhoff (um policial), Juno Temple (Holly Robinson), Burn Gorman e Nestor Carbonell.

The Dark Knight Rises será lançado em 20 de julho de 2012.

Sobre L_Elson
:: Gamer, viciado em música, desenhista nas horas vagas.

Deixe um comentário